Vereador Sargento Simões reapresenta projeto de Lei de Proteção nas Escolas para reforçar segurança de professores, funcionários e alunos

Por Portal Opinião Pública 30/03/2023 - 11:33 hs
Foto: Divulgação

A segurança nas escolas tem se tornado uma preocupação cada vez mais presente em todo o mundo. Para reforçar a proteção dos professores, funcionários e alunos, projetos de lei de proteção nas escolas têm sido discutidos em diversos países. No Brasil, a discussão vem ganhando destaque e algumas medidas específicas vêm sendo propostas.

Além da instalação de câmeras de segurança e portas automatizadas nas salas de aula, algumas propostas incluem a habilitação de professores e funcionários para o uso de espargidor de gás de pimenta em situações de emergência. Isso porque, muitas vezes, a violência nas escolas acontece de forma inesperada e o uso de técnicas não violentas pode não ser suficiente para conter um agressor.

“Vale ressaltar que o uso do espargidor de gás de pimenta por professores e funcionários deve ser feito apenas em casos extremos e após a conclusão de um treinamento adequado para a sua utilização. Isso garante que o uso do equipamento seja efetivo e seguro”, ressaltou o vereador.

Simões destaca que, “o Projeto de Lei 147/2021 de Proteção nas Escolas como o que estamos inserindo novamente como pauta na Câmara Municipal de Mauá é fundamental para garantir um ambiente de aprendizado seguro e saudável para todos. A aprovação de medidas específicas como a habilitação para uso de espargidor de gás de pimenta pode ser uma alternativa efetiva e segura para lidar com situações de violência dentro das escolas”, disse.

“É preciso que as autoridades responsáveis atuem com urgência para aprovar e implementar este tipo de projeto, para que possamos construir escolas mais seguras e proteger aqueles que dedicam suas vidas à formação de nossas crianças e jovens”, completou Simões.